14.7.11

XXIX Exposição de Automóveis Antigos de Teresópolis-RJ

Foi um sucesso o evento organizado pelos Amigos do Antigo, aqui em Teresópolis.

Como eu não tirei fotos do evento, tomei a liberdade de reproduzir aqui a cobertura feita pelo portal Maxicar .


Com gostinho de “volta por cima”
A rua principal ficou completamente lotada...
Teresópolis mostrou no último domingo, 10 de julho, que mantém toda a sua alegria e alto astral, apesar da trajédia que se abateu por toda a Região Serrana Fluminense em janeiro passado, com a inundação que é considerada a maior tragédia natural da história do Brasil.
O sucesso da XXIX Exposição de Automóveis Antigos, foi como um chamado da cidade aos visitantes que andam um pouco sumidos nos últimos tempos, com que dizendo: “Venham, continuamos aqui de braços abertos para recebê-los!” E quem esteve presente ao evento pôde sentir essa sensação. A Avenida J.J. Regadas ficou lotada: de incríveis automóveis veteranos, de pessoas contentes, de uma atmosfera animada, aquecida pelo gostoso solzinho de inverno da Serra. Faltou espaço! E a organização teve que ampliar a exposição para as adjacências, lotando também a pracinha próxima do “palco principal”.
Bom para o comércio, para o turismo e principalmente para a autoestima da população local. É a vida voltando à sua velha rotina... Ainda bem!
...fazendo que com a praça próxima também fosse ocupada pela exposição
A presença de representantes de clubes de autos antigos foi marcante: Volks Clube de Teresópolis e do Rio de Janeiro, Associação de Veículos Antigos de Juiz de Fora, Associação Sanjoanense de Veículos Antigos (de São João Del Rei-MG), Opala Clube do Rio de Janeiro (que estreava sua nova camisa), AGMH-RJ, Auto Relíquias Clube de São Gonçalo, Fuscamania Cabo frio, Clube do Opala de Petrópolis, Passat Club do Rio de Janeiro, Clube Carioca de Autos Antigos, Associação de Carros Antigos de Nova Friburgo, entre vários outros.
Acima, anos 1960 com Vemaguet, Belcar e Chevrolet C14.

Ao lado, três esportivos da década de 1970: Maverick GT, Corcel GT e SP2
A indústria automobilística brasileira esteve muito bem representada por automóveis das mais diversas épocas, desde seus primeiros anos, até tempos mais recentes. Do início dos anos 1960, DKWs Belcar, Vemaguet e Candango; Rural e Aero Willys, Fuscas 1200 e 1300, pick-up Chevrolet C14. Da década seguinte, Corcel, Chevette, Brasilia, Variant, VW TL e TC, SP2, Puma, MP Lafer, Dodge Dart, Maverick, Opala.
Opala Gran Luxo 1972. Parece até zero quilômetro!
Por falar em Opala, um parênteses para o Coupê 1972 cinza com teto de vinil preto. Da versão Gran Luxo (top de linha fabricado entre 1971 e 1974, quando foi sucedida pelo Comodoro), o carro pertence ao antigomobilista conhecido em Teresópolis como Toninho e foi por ele mesmo restaurado.
— Trabalho com restauração, mas apenas nas primeiras etapas de desmontagem e higienização, dando início ao restauro propriamente dito. Este Opala me serviu de cobaia, já que pela primeira vez executei todo o processo de restauro. Desmontei e refiz tudo desde o chassi. Foi a primeira vez também que pintei um automóvel!”
Parabéns, Toninho! O trabalho ficou realmente primoroso!
Voltando ao nosso “túnel do tempo”, Passats (com vários exemplares), mais Opalas, Landau, Monza, Miura e Santa Matilde trouxeram de volta os anos 1980.
A turma dos Amigos do Antigo, clube organizador do evento: missão cumprida!
A organização realizou o sorteio de diversos brindes entre os antigomobilistas incritos. Camisetas, bonés e chaveiros, dividiram espaço com prêmios maiores. O “laferista” Álvaro Cícero já se preparava para retornar ao Rio de Janeiro, quando foi premiado com uma bicicleta Houston. A grande dificuldade foi acomodar a bicicleta aro 26 no pequeno MP Lafer, de apenas 2 lugares.
O dentista Paulo Mota, de Araruama-RJ, foi agraciado com 10 litros de gasolina, uma cortesia do Posto Resende, que sorteou diversos vales-combustível.
Paulo Mota recebe de Renildo Alves, do Posto Resende o vale combustível. Ao fundo, parte dos alimentos arrecadados.

Abaixo, os estudantes apresentam a canção de Roberto Carlos e Álvaro Cícero, que teve trabalho para acomodar a bicicleta no MP Lafer
A canção "O Calhambeque", de Roberto Carlos foi apresentada pelos alunos da Escola Municipal Antônio Santiago, que apresentaram-se caprichosamente a caráter. Foram arrecadados cerca de 400 quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados a entidades assistenciais.
Expressiva foi a presença de veículos importados, principalmente os americanos. Fordinhos Modelo A, Oldsmobile Super 88 1959, Mercury Comet Conversível 1963, Impala 1961, Pontiac Silver Streek 1948, Buick Eight 1946, Covette 1969, entre outros.
Mas o importado que mais chamou a atenção do público foi sem dúvida alguma Pontiac Firebird Trans Am 1979. Completamente original, o superesportivo preto com detalhes dourados e o grande pássaro pintado sobre o capô (Firebird = “pássaro de fogo”), o Trans Am foi um ícone de sua época e ficou mundialmente conhecido pelo seriado “A Super Máquina” dos anos 1980 e em exibição atualmente em algumas TVs por assinatura.
Nem mesmo o Pontiac Trans Am conseguiu superar o Charger R/T de Marcelo Fidaldo na preferência popular
Apesar de todas essas “beldades” estrangeiras, o veículo eleito pelo voto popular como o melhor do evento, recebendo o Prêmio Robson Ferreira, foi o magnífico brasileiro Dodge Charger R/T 1974, pertencente a Marcelo Capelo Fidaldo, morador de Niterói e sócio do Clube Carioca de Autos Antigos. Viva a indústria automobilística nacional!
Texto e fotos: Equipe do Portal Maxicar


Por falar em fotos, abaixo alguns flagrantes do evento, também de autoria do Portal Maxicar:







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