13.12.06

Como surgiu o Táxi

Já que durante a semana o pessoal me deixa mais quietinho, vamos aproveitar mais uma sessão do "Manga também é Cultura":

No século XIX eram muito comuns pequenas carruagens de aluguel chamadas cabriolés: duas rodas, um cavalo, conversível. Na França e na Inglaterra se chamava Cabriolet. Na Inglaterra, a palavra foi reduzida para CAB, com o mesmo uso. O cocheiro era chamado de Cabby.

No fim do século passado inventou-se um aparelho mecânico para possibilitar o pagamento do uso dos cabriolés em função da distância. O aparelho foi chamado de Taxímetro (taximeter). Os cabriolés assim equipados foram chamados de Taximeter CAB, depois reduzido para Taxicab.
Continuando o processo de abreviação vocabular, chegamos ao Taxi. Com o advento do automóvel, a mesma terminologia foi transferida para as ''carruagens sem cavalo''. Nos EUA até hoje os termos CAB, Taxicab e Taxi são usados indistintamente. O antigo cocheiro era conhecido como Cabby, mas este termo não é mais utilizado, preferindo-se taxi driver. Já no Brasil, o antigo cocheiro virou chofer de praça, chofer de táxi e hoje são chamados de motoristas de táxi ou taxistas.
Fonte: Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo


Foto tirada no Autoshow-SP (05/12/06)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails