22.10.06

História dos Hot Rods - parte 1


Quando vemos os dragsters flamejantes de hoje correndo pela pista, é difícil imaginar que tudo começou há muitos anos atrás como um meio de evitar os rachas. De um certo modo foi a evolução natural dos rachas de rua, que nasceram na década de 30 com os hot rods.



No meio da década de 30, alguns jovens americanos começaram a buscar emoções na velocidade dos carros. Sem livros ou revistas para guiá-los, eles aprendiam da imaginação. Com carros primitivos de apenas 4 cilindros, já cruzavam os leitos do lagos secos da Califórnia a uma velocidade bem acima dos 160 Km/h, quando a velocidade de um Ford T Bigode retirado da fábrica era de apenas 72 Km/h.




Um aumento fenomenal de desempenho foi conseguido por amadores. Não conheciam muito de aerodinâmica, mas sabiam que, aliviando o peso retirando algumas partes do meio do carro e tudo que resistisse ao vento, conseguiam ganhar mais rendimento dos motores.




Engenhosidade e inovação eram duas grandes aliadas. Aprendia-se tudo por conta própria e no fim de semana seguinte, verificava se sua teoria funcionava. Se você fosse o mais rápido, os outros pilotos iriam querer saber o que você havia feito.



Algumas pessoas se davam melhor criando equipamentos de velocidade e, quando venciam, os outros queriam comprar deles. Não demorou para alguns notarem que poderiam faturar com as corridas.

(continua)




Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails